AF LOGO, O QUE É? POR QUE DESSE BLOG?

O AF Logo é um programa de computador que realmente é aplicado à educação. Ele originou-se de um projeto do MIT - Massachussets institute of Technology visando fazer com que os alunos realmente aprendam as matérias escolares. Seu símbolo é uma Tartaruga e é ela quem guia os usuários durante todo o processo de aprendizagem.

O AF LOGO se baseia na aplicação prática dos conhecimentos, fazendo os alunos verem o que aprenderam, assimilando mais facilmente os conteúdos. Com ele, os alunos passam a ser professores do computador, que inicialmente não saberá nada, mas acumulará os conhecimentos e projetos apresentados a ele pelos alunos. Isto fará com que os estudantes tenham que pesquisar para poder ensinar.

Quem usa o LOGO, aprende com seus próprios erros. Dentre os muitos benefícios, está o fato de ele conseguir fazer com que os alunos percam a preguiça de pensar, aguçem seu raciocínio lógico e apliquem na prática conceitos que antes eram estritamente teóricos.

Apesar de inacreditável, um outro fator é fundamental e de extrema importância para as instituições de ensino: A mesma ferramenta pode (e deve) ser utilizada desde o ensino fundamental até o ensino médio, podendo com sucesso se extender ainda ao ensino superior. Isto porque o grau de complexidade dos projetos é dado por quem o utiliza.

Este blog tem por finalidade servir de "ponto de encontro" entre usuários e interessados no AF Logo. Trocar projetos, idéias, layouts, dicas e muita informação. Sei que inicialmente não teremos nenhuma postagem de usuários, até porque o AF Logo ficou pronto agora, mas espero que com o passar do tempo tenhamos um grupo bem legal de LOGO-AMIGOS...

Abraço a todos!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Formas Básicas 01

Segue abaixo duas formas básicas muito utilizadas em projetos gráficos do AF Logo: o Quadrado e o Triângulo. Essas imagens podem ser usadas como peças de um projeto maior. Essas duas palavras foram montadas de maneira que se possa especificar o tamanho de cada uma na hora da utilização, para isto, basta utilizar as palavras como no exemplo abaixo:

Quadrado 100
(Desenhará um quadrado com 100 passos em cada lado)
Triangulo 200
(Desenhará um triângulo com 200 passos em cada lado)

Veja agora os procedimentos para ensinar a Tartaruga:

Aprenda Quadrado :Tamanho
Repita 4 [ Frente :Tamanho Direita 90 ]
Fim

Aprenda Triangulo: Tamanho
Repita 4 [ Frente :Tamanho Direita 120 ]
Fim

Nenhum comentário: